top of page
Buscar
  • Foto do escritorVânia Trindade

O que determina o sucesso ou o fracasso do nosso negócio



“O lucro”. Eu não tenho dúvidas de que, quase todas vocês, senão todas, darão esta mesma resposta se eu lhes perguntar o que determina o sucesso ou o fracasso do nosso negócio. Em parte, todas vocês estão certíssimas, porque o lucro quantifica o resultado do nosso esforço, mês a mês. Um lucro alto mostra que os negócios vão bem, a falta dele, revela que a empresa tem problemas.

Mas esta é apenas uma parte da história! O que precisamos avaliar, além do lucro, é como a empresa está estruturada, como ela se comporta ao longo de todo um ano, e não sazonalmente, como é sua gestão financeira e, principalmente, quais são suas perspectivas – o que você enxerga sobre o seu negócio lá na frente, daqui, por exemplo, cinco ou dez anos.

Se gastamos tudo, o dinheiro acaba!

Está aí uma verdade imutável na área financeira: Precisamos vender e receber. Existe uma máxima em finanças que diz que “FATURAMENTO é vaidade, LUCRO é sanidade, CAIXA é REI!“. Ou seja, é preciso faturar, lucrar, mas receber!

E se gastarmos tudo o que ganhamos, o dinheiro acaba. Simples assim. É preciso administrar nossos ganhos. Quando me propus a escrever sobre esse tema, logo lembrei de um cliente muito querido, que começou como auxiliar em uma empresa, cresceu profissionalmente, resolveu pedir demissão, abriu um negócio e prosperou muito.

Logo, o empreendimento cresceu, ele faturou muito, mas não nunca se preocupou em em gerir bem o caixa e reestruturar sua empresa. Faltou-lhe planejamento financeiro eficaz. Bem, em resumo, o produto dele se tornou anacrônico, a concorrência evoluiu e no final das contas ele precisou fechar a empresa. O que ele acreditou ter sido determinante no sucesso alcançado? Os bons resultados conquistados. Mas o que determinou o fracasso: a falta de uma gestão empresarial. A gestão do dinheiro faz toda diferença

Um faturamento muito alto em um determinado mês, ainda que se repita uma, duas, três vezes, não significa que os resultados serão sempre assim, maravilhosos. Todo negócio tem seus altos e baixos, isso é da natureza econômica. É claro que a gente trabalha para alcançar bons resultados, e, mais do que isso para ver o nosso negócio crescer. Mas é muito natural que nem sempre tenhamos números tão bons todos os meses.

Saber fazer a gestão do dinheiro ganho faz toda a diferença. Se a empresa gastar tudo, não prever momentos que o faturamento ficará abaixo do esperado, vai encontrar dificuldades. Sem um bom gerenciamento do dinheiro, empresas que tinham tudo para serem um sucesso fecharam suas portas. Olho vivo nas contas a receber, nas contas a pagar, no fluxo de caixa, na precificação, no planejamento financeiro e nas análises financeiras, entre outros!

Conclusão

O que determina o sucesso ou o fracasso do nosso empreendimento é a nossa capacidade de gerir o negócio sempre pensando no futuro. Não é porque minha empresa faturou muito esse ano que o ano seguinte será tão bom ou melhor. Os desafios são diários, e gerir o dinheiro é um dos segredos de um bom empreendedor.

Comments


bottom of page