Av. Serzedelo Corrêa, 293 - Nazaré - Belém/PA

atendimento@vsmweb.com.br

A importância de manter as finanças da sua clínica médica organizadas!

financas clinica medica vsm contabilidade

 

Você já deve ter ouvido falar sobre manter as finanças da sua clínica médica em Belém organizadas, mas você faz alguma ideia da sua real importância?

Se você tem uma clínica médica em Belém, ou consultório médico em Belém, e deseja compreender melhor a importância de manter as finanças do seu negócio organizadas, você está no lugar certo!

Nesse artigo, você vai entender pontos fundamentais sobre uma boa gestão financeira para clínicas médicas, e o quanto isso é necessário para crescer com tranquilidade e elevar os negócios a novos patamares.

Vamos conhecer mais?

Finanças bem organizadas – os primeiros sinais de que tem algo errado

É fato que quando o controle das finanças vai mal, fica muito fácil diagnosticar que algo está errado na clínica médica.

Desde então, a questão passa a ser compreender onde está o erro e como solucioná-lo. Os sinais são diversos, e os problemas começam a se espalhar por todo o negócio, assim como acontece uma infecção.

Com isso, o primeiro sintoma é sentido no bolso; já que por algum motivo é difícil manter o dinheiro, ou seja, as finanças da clínica médica em ordem, e parece que os recursos financeiros estão mais saindo da empresa do que entrando.

E qual a consequência?

  • Falta de matéria-prima de qualidade.
  • Falta de dinheiro para investir no negócio.
  • Cortes de gastos realizados sem uma base sólida e correta, etc.

Dessa forma, é como se a clínica médica estivesse descendo uma ladeira sem freios para amortecer o impacto final que, por sinal, pode ser a falência e, isso certamente não é o que o empreendedor médico deseja para sua empresa.

Cuidar bem dos pacientes é imprescindível. A saúde financeira da clínica médica é de igual importância!

Da mesma forma que o empreendedor da clínica médica foca nos esforços para proporcionar um bom cuidado aos seus pacientes, é essencial que haja também esforços para fazer uma boa gestão financeira do negócio, independente de ser ele de pequeno, médio ou grande porte.

Assim, uma eficiente gestão de finanças para médicos, oferece à clínica uma melhor saúde financeira, a mantém sólida, lucrativa e competitiva no mercado.

Ainda que não seja uma tarefa fácil, por envolver diversas variáveis, é possível que o gestor da clínica médica tenha sucesso na gestão, através da utilização de medidas estratégicas, planejamentos bem feitos e auxílio de uma consultoria contábil completa para médicos que pode compor também uma ótima consultoria financeira.

Gestão financeira – o “pulo do gato” para manter as finanças da clínica médica bem organizadas!

Os dados obtidos de uma correta gestão financeira para clínica médica em Belém oferecem uma ampla visão do negócio, possibilitando que o profissional:

  • Visualize os problemas.
  • Corrija-os.
  • E também promova as melhorias necessárias.

Por exemplo, se uma análise financeira do mês anterior mostrar um significativo aumento no consumo de papel para impressão de prontuários; esse balanço pode apresentar aos médicos da equipe, ou outros envolvidos, novas maneiras de realizar esse mesmo serviço, mas com uma redução dos custos na clínica médica.

Hoje em dia, isso é possível graças à tecnologia que permite às clínicas médicas gerenciarem tanto os atendimentos, quanto suas finanças em um único lugar: sistema de gestão na nuvem, que é bem prático devido centralizar todas as informações e poder ser acessado de qualquer lugar através de um smartphone.

Além de tudo isso, quando se tem em mãos informações financeiras ATUALIZADAS e RELEVANTES, é possível também identificar:

  • O que pode estar prejudicando os investimentos da clínica médica, como um dinheiro que sai do capital de giro para fazer compra de materiais que acabam ficando parados no estoque, fazendo com este investimento seja apenas um gasto a mais.

Por outro lado, tendo um controle financeiro de qualidade, o médico consegue avaliar o desempenho de vendas de seus serviços e traçar melhores estratégias para crescimento da clínica médica em Belém.

Logo, é possível perceber que manter as finanças organizadas é uma maneira de ter equilíbrio financeiro, que é capaz de guiar o empreendedor médico por meio de fatores que são indispensáveis para o seu planejamento como:

  • Fluxo de caixa : uma ótima ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da clínica médica.
  • Redução de despesas : sem comprometer o lucro.
  • Orçamento financeiro .
  • Investimentos e empréstimos : devidamente planejados.
  • Organização de promoções .
  • Implantação de metas .
  • E outras ações para que eventuais dificuldades financeiras da clínica ou do consultório médico possam ser evitadas ou minimizadas.

Nesse ponto, vale salientar a importância de contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade para clínicas médicas em Belém, já que o profissional, contador especializado, possui todo o conhecimento e expertise necessários para enriquecer todo o processo de gestão financeira, contribuindo para que o médico engaje com mais assertividade em sua administração.

Mas como uma contabilidade para clínica médica em Belém pode ajudar o profissional da saúde a manter as finanças organizadas?

Uma competente empresa de contabilidade para médicos em Belém está devidamente atualizada quanto aos diversos mecanismos de lucratividade na área médica!

Dessa forma, o trabalho pode ser personalizado conforme as necessidades da clínica médica e, portanto, atua com fortes diferenciais, proporcionando mais produtividade e organização das finanças do negócio por meio de:

  • Controle financeiro de clínica médica .
  • Assessoria contábil e financeira .
  • Apoio tributário e fiscal .
  • Planejamento tributário para clínicas médicas em Belém .
  • Auditoria e controladoria .
  • Redução legal de carga tributária .
  • Gestão de custos .
  • Análise de viabilidade econômico financeira .
  • Diagnóstico econômico e financeiro para médicos e clínicas médicas .
  • Dentre outras ações!

É sabido também que entre as tarefas diárias do empreendedor médico, estão o bom atendimento aos clientes, criação de novas estratégias para o sucesso da clínica, manter a motivação dos funcionários e várias outras.

Ainda assim, o gestor da clínica médica deve se organizar para fazer um eficaz controle financeiro para saber quanto de dinheiro está saindo e entrando na clínica médica.

Entretanto, muitos têm dificuldades de fazer um planejamento financeiro por falta de conhecimento ou até mesmo de tempo.

Então como dar conta de tudo isso?

Como organizar as finanças da clínica médica ?

Como manter o controle financeiro ?

Como melhorar as finanças da empresa ?

É aí que entra mais uma vez a necessidade de buscar ajuda de uma competente contabilidade especializada em clínica médica!

Afinal, a falta de organização e informações distorcidas prejudicam fortemente as finanças da clínica médica, e, para ter dados confiáveis é preciso:

  • Disciplina.
  • Procedimentos corretos.
  • Que se tenha conhecimentos adequados.
  • E que seja feita uma análise detalhada sobre cada fator que envolve esse setor.

Desse modo, o médico da clínica tem uma análise mais clara dos serviços e/ou eventuais produtos que geram mais lucro, quais são os de valor maior, se a clínica está gastando mais do que deve, de onde está vindo o dinheiro, para onde ele é destinado e qual a melhor forma de aplicá-lo.

Portanto, é essencial que o empreendedor médico entenda claramente a importância de manter as finanças da sua clínica médica em Belém organizadas.

O correto estudo de todos os pontos destacados aqui nesse artigo é que permite:

  • Vedar um possível ralo financeiro por onde o dinheiro da clínica médica escoa.
  • Proporcionar os ajustes necessários.
  • E qualificar a movimentação do caixa.

No longo prazo, é isso que será a diferença entre sobreviver e crescer nesse promissor segmento da saúde!

E se você precisar de ajuda, venha conversar com nossa contabilidade para clínicas médicas em Belém!